sexta-feira, 16 de novembro de 2018

Atividade individual 16/11 prova da Vovó Juju

Nathalia Correa M: 16/0139872

Questão 01. Atualmente, a prática da digitalização de documentos é uma questão que vem sendo apresentada como uma suposta forma de armazenagem para liberação de espaço físico nas organizações. Com o documento digital, o seu respectivo físico poderia ser, dessa forma, eliminado. Argumente de que forma esse procedimento afeta a questão da autenticidade e veracidade em documentos de arquivo.

Uma vez que o documento digitalizado apresente características que represente o que ele diz ser, logo poderá ser considerado autentico se apresentar alguns atributos que são: denominação do documento, forma, formato, suporte, gênero e sinais de validação. Agora as informações contidas nele, somente quem o criou poderá atestar se ele é verídico ou não. Vale salientar que o documento digitalizado, trata-se de uma cópia digital, uma cópia não substitui a original, mas no decorrer do trâmite do documento a cópia poderá apresentar valor de original se passar por procedimentos que testifiquem sua veracidade.

Questão 02. Com base no conteúdo aplicado, observamos que a Diplomática estuda a estrutura formal dos documentos e a sua autenticidade. Mas trazendo-a para o cotidiano, podemos notar que ela está em quase tudo, senão em tudo a nossa volta, como exemplo: a dança, a música, os perfumes e até mesmo naquela velha conhecida do fim de semana "a cerveja". Com base nos exemplos citados e escolha uma e demonstre a aplicabilidade da Diplomática.

A análise de perfume pode ser um bom tema para exemplificar a diplomática.
Podemos analisar a autenticidade e a veracidade de um perfume desde a sua produção à sua venda ao consumidor. O processo de produção de um perfume consiste na combinação de componentes químicos e fragrâncias para que se chegue ao desejado. Para que se reconheça a autenticidade de um perfume é necessário que se verifique a denominação dele, o suporte que no caso é o frasco de vidro, o seu gênero se é perfume feminino ou masculino, os sinais de validação que seriam o código de barras ou para os importados que seriam o número de série. Podemos também identificar a veracidade do perfume, se o conteúdo dele é o mesmo que a linha apresenta, muitos perfumes são produtos de falsificação, e a prova cabal que o identifica é a fragrância alterada, muitas vezes podem apresenta baixos níveis de fragrância ou até mesmo outro conteúdo em um frasco original.

Questão 03. Ainda em relação a diplomática, responda os itens abaixo:

a. Como a Diplomática pode ser aplicada na Arquivologia atual, levando em consideração os avanços tecnológicos recentes?
Pode-se dizer que com os avanços tecnológicos a diplomática entra como parceira no tratamento de documentos nato-digitais e documentos digitalizados analisando o documento em seu contexto de produção e o preservando a confiabilidades dos documentos digitais.
b. Que questionamentos devem ser feitos para se identificar o contexto de produção de um documento arquivístico?
A primeira pergunta a se fazer é: quem o produziu? Qual a função desempenhada naquele fundo? Como o documento se comporta nesse fundo?

c. O que pode e o que não pode ser desconsiderado no momento do estudo das características de um documento?
Deve ser levado em conta a autenticidade buscando analisar as características extrínseca do documento e a veracidade que seria a análise intrínseca onde será analisado as informações contidas no documento.

d. Um documento inverídico é necessariamente inautêntico? Justifique sua resposta.
Um documento que não é verídico pode apresentar características de autenticidade mesmo que tenha um conteúdo falso, contudo suas características externas podem presentar qualidades que afirmam o que ele diz ser.

Questão 04. Quando se trata de arquivologia e diplomática, pode-se falar que são ciências complementares, mas seus focos de estudo são diferenciados. Você concorda com essa assertiva? Justifique sua resposta.

Sim, a Arquivologia é a ciência que estuda a organicidade do documento em seu contexto de produção nos conjuntos documentais de uma instituição. A Diplomática é uma disciplina que por muito tempo era atrelada a história, onde o seu estudo consistia em analisar os documentos individualmente para atestar sua autenticidade e veracidade para a humanidade. Hoje vemos que as características de análise da diplomática podem ser voltadas para a arquivologia, não só para analisar documentos avulsos, como também analisar conjuntos documentais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário